“Socorro, a minha barba não fecha!”
Muitos homens têm a expectativa de ter uma barba cheia e grande, certo? Mas existe uma vilã que aparece com toda força do mundo para que sua barba jamais fique como ele quer: a temida FALHA!
O que exatamente são as falhas?
As falhas são aquelas regiões onde ou o pelo não cresce, ou cresce de maneira diferente do resto. O pior de tudo é que quanto mais você tenta combater e deixa seus pelos crescerem, mais elas parecem evidenciar.
Por que será que isso acontece?
O primeiro fator determinante para justificar (ou tentar) essas possíveis falhas, é a genética. Ela pode inclusive ser fator importante para que alguns homens não consigam sequer ter barba, porém, o fato é que não dá pra lutar contra essa “herança”. Outros fatores que vão além da genética e que podem interferir no crescimento da barba são:
- Cicatrizes;
- Queimaduras e traumas na pele. Eles podem fechar de vez os folículos em uma região e impedir que haja crescimento de novos pelos;
- A acne! Se você pensa que após uma certa idade a acne nunca mais aparecerá, sinto informar! A falta de tratamento da pele do rosto pode acarretar o desenvolvimento desse tipo de inflamação durante toda a vida e prejudicar o crescimento saudável da sua barba;
- A idade.
Muitas pessoas não sabem que a idade também determina o formato da barba. Por isso, se você ainda tem 19, 20 anos, tenha calma: ainda há tempo até que o desenvolvimento dos pelos do corpo, incluindo a barba, se conclua. Tenha paciência e vá cuidando muito bem da região para, se for o caso, estimular o crescimento saudável da sua querida barba. Se você já passou dos 30 e a barba continua falhada, calma! Como já comentamos, as falhas podem ser de fundo genético e isso não tem como ser alterado, porém, tem como ser “resolvido”!
Dicas para Falhas na Barba
A primeira dica é procurar um médico para que ele possa indicar algum medicamento (de uso oral ou tópico) para auxiliar no desenvolvimento dos folículos e no nascimento de novos pelos. Não confie em informações ou indicações que você vê em grupos por aí e nem pense em comprar remédio sem prescrição! É melhor reservar um tempo para conversar com um profissional que indicará uma forma segura de cuidar da sua barba, do que arriscar tratamentos alternativos ou ingestão de substâncias que podem causar efeitos contrários muito mais graves e, pior, não irão resolver nada.
Se mesmo tratando você ainda não sente que a sua barba está no jeito que você quer, então é hora de olhar para a barba que você PODE: sim, arrisque remodelar, mudar o formato, respeitar o desenho natural e cultivar a barba onde ela cismou de crescer. Se as falhas forem em pequenas regiões, provavelmente os pelos crescidos darão um jeito de cobri-las e elas não mais incomodarão. Mas se for em regiões maiores, vale a pena testar novos desenhos, quem sabe um cavanhaque maneiro, um bigode de responsa… Enfim: mude o foco para cuidar bem da barba que você tem, ao invés de lamentar e fazer loucuras pela barba que você gostaria de ter.
E você, tem falhas na barba? Já resolveu e tem alguma dica de como contornar esse terror? Conta aqui pra gente!